Diante de um sinistro de carga, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e tomar as providências necessárias para garantir a segurança de todos os envolvidos. Sendo assim, torna-se crucial acionar a seguradora nos momentos iniciais do ocorrido para que seja analisada o mais rápido possível a situação.
Logo, geralmente são averiguados alguns documentos e bem como o sinistro, para que posteriormente, caso esteja em conformidade com as apólices contratadas, ocorra a liberação do seguro.
Neste contexto, a Sendo Seguros explica o que fazer diante de um sinistro e como acionar a seguradora.
Priorize a segurança
Primeiramente, em caso de acidente de trânsito, incêndios ou danos estruturais, proteja a si mesmo e os envolvidos, verifique se há feridos e chame o socorro (SAMU – 192, Bombeiros – 193).
Além disso, quando possível, sinalize o local para evitar novos acidentes e não altere a cena do acidente antes de registrar provas, a menos que seja necessário para segurança.
Caso haja risco de incêndio ou explosão, afaste-se do local e espere a chegada do corpo de bombeiros.
Enquanto, em caso de roubo ou furto, não tente reagir e registre um boletim de ocorrência (B.O.).
Coleta de informações
É de suma importância que seja feito um registro do ocorrido, por meio de fotos e vídeos do local e de possíveis danos, além de toda situação envolvida no sinistro.
Assim também, em acidentes de trânsito recomenda-se que sejam coletados os dados dos envolvidos como nome, telefone, seguradora e placas de veículos, quando necessário.
Desse modo, quando houver testemunhas no sinistro, colete nome e contato. Além do que, sempre anote a data, hora e local do ocorrido.
Registre o boletim de ocorrência (quando necessário)
De modo geral, para acidentes com vítimas ou desacordo entre envolvidos, acione a Polícia Militar (190) e solicite um Boletim de Ocorrência (B.O.).
Sendo que, o B.O. é um elemento obrigatório para sinistros como roubo, furto, colisões com terceiros, incêndios, desastres naturais e acidentes graves. O qual tanto pode ser feito online ou presencialmente, dependendo do estado.
Comunique a seguradora
O próximo passo é entrar em contato com a seguradora pelos canais de atendimento seja telefone, site ou aplicativo. Neste sentido, informe todos os dados coletados e siga as orientações do atendimento. Geralmente, exige-se o número da apólice contratada e bem como os detalhes do ocorrido.
No entanto, o ideal é que sempre pergunte sobre a documentação necessária e siga as instruções fornecidas para que eles sejam enviados corretamente e, assim, consiga a vistoria do sinistro e o devido andamento ao processo.
Envio de documentos
Vale ressaltar que cada seguradora pode pedir documentos específicos, porém, alguns documentos são praticamente unanimidade nas solicitações, entre os quais podemos destacar:
- Boletim de Ocorrência (quando aplicável)
- Documento do veículo ou imóvel
- CNH (em caso de acidente de trânsito)
- Fotos do sinistro
Vistoria e análise do sinistro
A seguradora avaliará o sinistro e indicará os próximos passos, além disso, algumas delas podem enviar um perito próprio para avaliar os danos ocorridos no sinistro. Dado que, somente após esta análise, será informado se a indenização ou o reparo se enquadra na cobertura contratada, para que, consequentemente, seja feita ou não a aprovação.
Recebimento da indenização ou reparo
Quando aprovado, a seguradora realiza o pagamento da indenização ou encaminha o bem para reparo, conforme os termos do contrato. Contudo, em casos de perda total, a indenização segue conforme o valor estipulado na apólice.
Portanto, caso precise de informações mais específicas sobre o seguro, consulte as apólices ou entre em contato diretamente com a seguradora.